Matérias Primas Pia Laus

Ressignificar é criar consciência coletiva para ir além

Em nossos produtos, priorizamos o uso de materiais sustentáveis, certificados e dos quais conhecemos a origem, além de descartes e excedentes da indústria. A Pia Laus utilizará matéria-prima virgem apenas quando não houver outra alternativa mais responsável, comunicando isso com clareza na descrição do produto.

Conheça as principais matérias-primas
que compõem nossos produtos:

Fio desfibrado

O fio desfibrado, também conhecido como reciclado, é produzido através dos resíduos de outros tecidos, contribuindo para a preservação ambiental por evitar o descarte de excedentes e poupar recursos naturais. Elimina-se o uso de produtos químicos, economiza água. Os resíduos são separados por cor e desfibrados para se, transformarem em novos fios.

Algodão orgânico cru e colorido

Em nossos produtos utilizamos algodão orgânico cru e colorido, cujas fibras já nascem tonalizadas na natureza. Essa matéria-prima dispensa os processos de tingimento – que necessitam de centenas de litros de água – e o uso de diversos outros componentes químicos. Além disso, o algodão orgânico é produzido por meio do sistema de cultivo agroecológico, no qual o agricultor explora os recursos existentes em sua área sem fazer uso de produtos químicos industrializados, como agrotóxicos e pesticidas. Esse tipo de plantio diminui os danos causados ao solo, ao meio ambiente e ao ser humano.

Algodão Orgânico

Fios e gaze de seda

Essas matérias-primas são produzidas de forma manual, aproveitando os casulos impróprios para a indústria convencional e excedentes da indústria têxtil da seda.

Fios e gase da seda

Descartes da indústria têxtil

Reutilizamos materiais descartados pela indústria têxtil como ramas de malha – que são as aparas laterais do rolo de malha originadas no processo de secagem e estabilidade dimensional no acabamento – e a ourela, que é originada no processo de arremate da fabricação de tecido plano.

Descarte e excedentes industria textil

Excedentes da indústria

Estamos sempre de olho nos materiais esquecidos nos estoques das fábricas e pensando em novas ideias para reutilizá-los. Deles nascem inúmeras possibilidades, collabs e peças que voltam à circulação.

Excedentes das industria

Tingimento

Nos processos de tingimento, procuramos utilizar matérias-primas 100% naturais, de fontes renováveis e sem uso de qualquer tipo de metal pesado. Cascas de árvores, frutos, folhas, insetos e raízes são fontes inesgotáveis de inspiração para nossas colorações.

Sustentabilidade

Inspirar e contribuir ativamente com um viver mais consciente

Economia circular

Nossas criações são 100% brasileiras, concebidas por meio do reaproveitamento de matérias-primas excedentes da indústria têxtil. O resultado? Peças únicas para você, mais personalidade para a sua casa e menos impactos nesse nosso mundão!